O QUE CONSIDERAR NA SUA FACHADA COMERCIAL
- Camille Seleme
- 13 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A fachada é sempre o primeiro contato de uma edificação com o seu observador, o que a transforma em um dos elementos mais importantes para a sua construção comercial. É ela que faz a diferença entre um mero passante e um cliente em potencial.
Fachada para imóvel de investimento destinado ao aluguel.
Interior do imóvel de investimento destinado ao aluguel.
Claramente, o desenvolvimento de uma fachada não é apenas o resultado de esforços arquitetônicos, mas também leva em consideração áreas de comunicação visual e publicidade. Dentro desse esforço conjunto, destacamos algumas dicas que podem tornar a entrada de seu estabelecimento muito mais eficiente:
Comunicação.
Sua fachada precisa comunicar o que está por trás dela e atrair o cliente certo para conhecer a loja e ver o que ela tem a oferecer. Público-alvo e o tipo de produto são fundamentais para definir a composição e os elementos da fachada.
Menos é mais.
Essa máxima da arquitetura que está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia também vale para fachadas. É necessário marcar presença visual no seu entorno, sem agredi-lo, sem causar poluição visual e sem afetar negativamente a comunidade. Tome cuidado com a utilização de muitos materiais e cores diferentes para não ocasionar cansaço visual.
Beleza interior.
Todo mundo já ouviu falar que o conta é a beleza interior. Nesse caso, precisamos de beleza exterior e interior. De nada adianta seu comércio apresentar uma fachada espetacular, se o interior não corresponde a um ambiente bonito, funcional e confortável para o desenvolvimento do trabalho e estímulo às compras.
Iluminação.
Esse é um fator essencial para qualquer tipo de obra. Com a iluminação adequada é possível destacar acessos e elementos positivos da sua fachada e esconder pontos que não a valorizam. Também é importante considerar a iluminação natural para os ambientes internos, pois a composição de aberturas é essencial para economizar energia elétrica e manter o conforto térmico do interior.
Transparência.
Cuidado com o vidro. Panos de vidro e grandes vitrines são elementos maravilhosos em foto, mas que não funcionam tão bem no cotidiano. Se o seu tipo de estabelecimento não exige uma exposição tão grande de produtos, invista em outros tipos de elementos que possam destacar sua fachada e evite o uso de vidro que pode causar um grande desconforto térmico no interior da sua loja, além de apresentar manutenção frequente para mantê-lo limpo.
Comments