NÃO COMETA O MESMO ERRO NO SEU TERRENO
- Camille Seleme
- 13 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Trazemos pra você o caso de um cliente que acreditou ter comprado o melhor terreno do condomínio e, no momento de fazer o projeto, o mesmo não comportava todas as suas necessidades. Por que isso aconteceu? Porque não houve nenhum tipo de análise a respeito da área e o que parece óbvio para arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil e mercado imobiliário, para o leigo pode se tornar um verdadeiro balde de água fria.
Vamos analisar cada característica do terreno para avaliar qual foi o grande problema.
- Localização? Ok.
Condomínio residencial ainda em etapas de construção, o que significa um pouco de ruído nos primeiros anos de ocupação. Área residencial em bairro de escolha do cliente.
- Meio ambiente? Ok.
Não há áreas de preservação ambiental, córregos, nascentes ou árvores que impossibilitam a construção.
- Características físicas? Ok.
O terreno apresenta um pequeno desnível que pode colaborar com o projeto, com possibilidade de construir no subsolo. Insolação ótima, com terreno voltado para Noroeste, recebendo iluminação solar ao longo de todo o dia. Ventos predominantes não apresentam grande influência devido à localização do lote.
- Parâmetros construtivos? Nada ok.
A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento estão de acordo com o esperado pelo zoneamento do bairro. O grande problema está na aplicação dos recuos obrigatórios. Por se tratar de um lote de esquina, o zoneamento exige um recuo frontal de 3m em cada testada. Ou seja, o terreno que possui dimensões de 7mx 17m, passou a apresentar 4mx14m. Isso dificulta bastante para implantação de todo o programa arquitetônico requisitado pelo cliente, no qual se inclui cozinha, lavanderia, salas, 1 suíte, 2 quartos, bwc e 2 vagas de garagem no subsolo.
Outra barreira encontrada está na implantação da rampa de acesso ao subsolo. No sentido transversal, o terreno é muito estreito para comportar a rampa, e no sentido longitudinal, ao implantar a rampa mal sobra espaço para duas vagas de garagem. O resultado é um custo extremamente alto para construir o subsolo sem obter do mesmo os benefícios esperados.
Portanto, para não cometer erros similares a este, consulte sempre um profissional da área ou realize um estudo de viabilidade antes de concluir a compra do imóvel a fim de adquirir exatamente o necessário para suprir as suas necessidades. A vida é tão difícil, não tem porque complicar algo que tem solução. Entre em contato com a nossa equipe que resolvemos esse problema para você.





Comentários